10 Animes Que Desafiam Sua Inteligência

Animes quebra-cabeças, de lógicas que lhe fazem pensar na realidade das coisas, que lhe obrigam a dizer “o que é isso? o que aconteceu?” e exigem que você use toda sua inteligência para entender a história.

Esta lista de animes trás histórias que reimaginam o mundo de outra forma obscura, e se a realidade não for exatamente como pensamos? O que fazer para fugir do mundo imaginário e entender o que está realmente acontecendo? Se você quer usar o pensamento crítico nessas obras que desafiam a inteligência, escolha um dos animes abaixo, e aproveite.

10. The Perfect Insider

A-1 Pictures – 2015 – 11 episódios – Nota no MAL: 7.34

A programadora Shiki Magata tem vivido isoladamente em uma instalação de pesquisa em uma ilha solitária desde que era uma menina.
Os professores associados da Universidade, Souhei Saikawa e Moe Nishinosono, desejam conhecer Shiki pessoalmente, então eles visitem a instalação, mas são pegos em um jogo de assassinato.

9. Serial Experiment Lain

Trinagle Staff – 1998 – 13 episódios – Nota no MAL: 7.99

Lain Iwakura, criança desajeitada e introvertida, é uma das muitas garotas de sua escola a receber um e-mail perturbador de uma colega que recentemente se suicidou.
Lain não tem nem o desejo nem a experiência de lidar com a tecnologia básica. No entanto, quando abre o e-mail, ele leva-a diretamente para o Wired, um mundo virtual de redes de comunicação semelhante a internet.
Sua vida vira de cabeça para baixo quando ela começa a encontrar um mistério críptico após o outro. Homens estranhos chamados de Homens de Preto começam a aparecer onde quer que vá, fazendo-lhe perguntas e de alguma forma sabendo mais sobre ela do que ela mesma sabe.
Com os limites entre realidade e ciberespaço rapidamente embaçada, ao fechar um mundo e abrir outro, somente Lain perceberá o significado de sua presença.

8. Neon Genesis Evangelion

Gainax – 1995 – 26 episódios – Nota no MAL: 8.32

No ano de 2015, o mundo está à beira da destruição. A última esperança da humanidade está nas mãos de Nerv, uma agência especial das Nações Unidas, e seus Evangelions, máquinas gigantes capazes de derrotar os Anjos que anunciam a ruína da Terra.
Eles procuram pilotos compatíveis que possam sincronizar com os Evangelions para alcançar seu verdadeiro potencial.
A vida de Shinji Ikari, de 14 anos, é irreversivelmente mudada quando ele é levado para as profundezas de Nerv e em um novo e angustiante destino – ele deve se tornar o piloto de um Evangelion com o destino da humanidade nos ombros.

7. Kaiji: Ultimate Survivor

Madhouse – 2007 – 26 episódios – Nota no MAL: 8.32

Kaiji Itou é um despreocupado que gasta seus dias bebendo cerveja e roubando calotas, até que ele acaba sendo enganado por seu ex-colega de trabalho.
Incapaz de pagar a dívida enorme do seu amigo por si mesmo, Kaiji aceita um negócio para participar de apostas ilegais em um navio de cruzeiro. Isso acaba por ser o começo de sua nova vida no inferno, jogado de cabeça em uma montanha-russa ameaçadora de vida de jogos mentais e engano.
O nosso protagonista azarado é forçado a lutar não apenas com outras pessoas, mas também os mistérios de suas psiques. Kaiji descobre da maneira mais difícil que os piores lados da natureza humana se apresentam quando as costas das pessoas estão contra a parede e que os perigos mais temíveis são a ganância, a paranoia e o instinto de sobrevivência humano.

6. Ghost in the Shell

Production IG – 1995 – 1 episódio – Nota no MAL: 8.34

No ano de 2029, os avanços na Cibernética permitem que as pessoas substituam quase todas as suas partes do corpo e órgãos com robótica.
Através dessas próteses, os fracos se tornam fortes, e os moribundos recebem nova vida. Uma equipe de segurança pública diversificada de inteligência artificial, cyborgs e seres humanos não-modificados, deve investigar casos de corrupção e terrorismo.
Motoko Kusanagi tem próteses do corpo inteiro, devido a um acidente na infância. Ela recebe uma tarefa importante: investigar um hacker conhecido apenas como “The Puppetmaster”. Mas como Motoko e sua equipe descobrem, as coisas nunca são tão simples.
Ghost in the Shell é uma história futurista com intensas cenas de ação e muitas perguntas filosóficas sobre a alma, o gênero e a identidade humana em uma era tão avançada da tecnologia.

5. Psycho-Pass

Production IG – 2012 – 22 episódios – Nota no MAL: 8.49

A justiça, e a sua aplicação, mudaram. Sibyl System, um meio objetivo de determinar o nível de ameaça de cada cidadão examinando seu estado mental para sinais de intenção criminosa, conhecida como Psycho-Pass.
Inspetores defendem a lei subjugando qualquer pessoa que tiver a menor tendencia. Ao lado deles estão Enforcers, Instrutores cansados que se tornaram criminosos, realizam o trabalho sujo dos Inspetores em troca de liberdade.
Akane Tsunemori, uma jovem mulher com desejo de defender a justiça. No entanto, ao trabalhar ao lado de um enforcer veterano, ela logo descobre que os julgamentos do Sistema Sibyl não são tão perfeitos como seus colegas inspectores assumem. Akane luta com a questão de que justiça é verdadeiramente, e se ela pode ser defendida através do uso de um sistema que já pode ser corrupto.

4. The Tatami Galaxy

Dentsu – 2010 – 11 episódios – Nota no MAL: 8.66

Um solitário estudante universitário encontra um homem com uma cabeça em forma de berinjela que se chama de deus do matrimônio. Este homem faz com que o estudante reflita sobre seus dois anos passados ​​na faculdade – dois anos amargamente gastos tentando separar casais com seu único amigo Ozu.
Resolvendo tirar o máximo proveito do resto de sua vida universitária, o aluno tenta perguntar ao subjugador, que é insociável, mas bondoso, mas não consegue segui-lo, levando-o a se arrepender de não viver sua vida universitária de maneira diferente.
Assim que este pensamento passa pela sua cabeça, no entanto, ele é viaja através do tempo e espaço para o início de seus anos na faculdade e com outra chance de viver a sua vida.
Surreal, artístico, e mind-bending, narra as desventuras de um jovem em uma viagem para fazer amigos, encontrar o amor que ele sempre sonhou.

3. Death Note

Madhouse – 2006 – 37 episódios – Nota no MAL: 8.70

Um shinigami, como um deus da morte, pode matar qualquer pessoa, desde que veja o rosto da vítima e escreva o nome da vítima em um caderno chamado Death Note. Um dia, Ryuk, entediado com o estilo de vida shinigami e interessado em ver como um humano usaria uma Death Note, cai um no reino humano.
O estudante e prodígio Light Yagami tropeça no Death Note e testa o caderno escrevendo o nome de um criminoso nele. Quando o criminoso morre imediatamente, Light rapidamente reconhece quão devastador o poder que caiu em suas mãos poderia ser.
Light decide extinguir todos os criminosos para construir um novo mundo onde o crime não existe e as pessoas o adoram como um deus. A polícia, entretanto, descobre rapidamente que um assassino em série está atacando criminosos e, consequentemente, tenta pegar o culpado. Para fazer isso, os investigadores japoneses contam com a ajuda do melhor detetive do mundo: um homem jovem e excêntrico conhecido apenas pelo nome de L.

2. Mushishi

Artland – 2005 – 26 episódios – Nota no MAL: 8.77

“Mushi” são as formas mais básicas de vida no mundo. Eles existem sem quaisquer objetivos ou propósitos além de simplesmente “ser”. Eles estão além das palavras “bom” e “mal”. Mushi podem existir em inúmeras formas e são capazes de imitar coisas do mundo natural, como plantas, doenças e até mesmo fenômenos como arco-íris.
Esta é, no entanto, apenas uma definição vaga dessas entidades que habitam o mundo de Mushishi, até mesmo chamá-los de uma forma de vida seria uma simplificação excessiva. Informação detalhada sobre Mushi é escassa porque a maioria dos seres humanos são inconscientes de sua existência.
Então, o que são Mushi e por que eles existem? Esta é a pergunta que um, Ginko, pondera constantemente e pesquisa os Mushi na esperança de entender seu lugar na hierarquia mundial da vida.
Ginko persegue rumores de ocorrências que poderiam estar ligadas a Mushi, tudo para encontrar uma resposta.

Poderia isso, afinal de contas, levar ao significado da própria vida.

1. Code Geass

Sunrise – 2006 – 25 episódios – Nota no MAL: 8.81

No ano de 2010, o Santo Império da Britânia está se estabelecendo como uma nação militar dominante, começando com a conquista do Japão que tem apresentado uma resistência significativa contra esses tiranos em uma tentativa de recuperar a independência.
Lelouch Lamperouge, príncipe exilado da Britânia, infelizmente se vê preso em um tiroteio entre as forças armadas das duas nações. Ele é capaz de escapar graças a uma misteriosa garota chamada C.C., que concede a ele Geass, o “Poder dos Reis”. Percebendo o vasto potencial de seu recém-descoberto “poder de obediência absoluta”, Lelouch embarca em uma jornada perigosa disfarçado de Zero, levando um ataque impiedoso contra Britannia, a fim de se vingar de uma vez por todas.

 

E aí, o que vai ser?

https://giphy.com/gifs/hollywoodsuite-l0Hlyj0fsHlNMxj8I

“Se tomar a pílula azul, a história acaba, e você vai acordar na sua cama acreditando no que quiser acreditar.
Se tomar a pílula vermelha, estará no país das maravilhas, e eu te mostrarei até onde vai a toca do coelho.”
“Lembre-se, tudo que ofereço, é a verdade”

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin