O que significa Seme, Uke e Riba na cultura yaoi

O que significa Seme, Uke e Riba na cultura yaoi

Seme, uke e riba são termos que se referem ao papel de um personagem em um relacionamento sexual homem / homem usado principalmente nos animes do gênero Boys ‘Love (BL).

Seme se refere ao personagem que é a metade mais dominante e geralmente assume a liderança no relacionamento.

Em contraste, uke se refere ao personagem que é menos dominante ou segue a liderança no relacionamento. Você pode dizer aproximadamente que é o equivalente a cima e baixo como em posições sexuais.

Riba, por outro lado, descreve uma relação na qual os papéis dos personagens não são estritamente inalterados, e eles podem trocar de papéis entre seme e uke.

Veja também: 20 recomendações de animes Yaoi

Como os termos Seme, Uke e Riba surgiram?

“Seme” (攻 め) é escrito com o kanji que significa “atacar” (攻 め る), enquanto “uke” (受 け) é escrito com o kanji que significa “receber” (受 け る). Esses termos foram inicialmente usados ​​nas artes marciais para descrever a pessoa que segue o ataque de seu oponente e a pessoa que recebe o ataque. Mas, as palavras foram mais tarde apropriadas pela comunidade doujinshi para descrever os papéis sexuais dos personagens em um relacionamento homem / homem.

“Riba” (リ バ) é escrito em katakana, pois é a abreviação de “reversível” (リ バ ー シ ブ ル), para indicar que os papéis sexuais do casal não são estritamente definidos. Curiosamente, ao contrário de “seme” e “uke”, “riba” já era na verdade bastante popular e usado na comunidade gay japonesa.

Ninguém parece saber quando os termos seme e uke exatamente começaram a ser usados ​​amplamente. De acordo com um ex-editor da JUNE, revista que publica tanbi, histórias que retratam o amor platônico entre meninos bonitos, os termos seme e uke surgem após a era JUNE.

O famoso Year 24 Group, aclamado como a origem das relações homem / homem retratadas no mangá, nunca categorizou estritamente os papéis em suas obras em seme e uke. O surgimento de seme e uke foi talvez o que transformou tanbi no gênero BL como o conhecemos hoje.

Comparado com seme e uke, riba é um conceito mais recente. Embora a indústria do manga BL tenha muito mais trabalhos retratando relacionamentos reversíveis recentemente, é mais comumente encontrada na comunidade doujinshi (trabalhos independentes).

Muitas pessoas são muito rígidas quanto ao seu gosto e preferência e, para alguns, encontrar riba nas obras que estão lendo é uma grande desvantagem. Esta é a razão pela qual as obras do doujinshi que retratam uma relação de riba geralmente vêm com avisos.

Tipos de relacionamentos

Agora vamos resumir alguns estereótipos de relacionamentos retratados nos animes e mangás com temas Boys Lovers e Yaoi.

Uke x Uke

Ambos são do tipo uke. Às vezes também chamado de homoyuri (homo + yuri ), o avanço torna-se mais lento e nenhum deles sente a necessidade de ser dominante, independentemente de quem está no topo.

Às vezes, movimentos repentinos são feitos por um deles na tentativa de iniciar as coisas, mas não demora muito para que seu relacionamento seja equilibrado e gentil novamente.

Você pode encontrar entre Yuuri e Wolfram no anime Kyo Kara Maoh!

Seme x Seme

Os dois caras são do tipo seme. A jornada é muito mais dura do que Seme x Uke, já que os dois lutam para manter o domínio. Eventualmente, o equilíbrio é alcançado, mas o relacionamento se move com mais ousadia do que outros tipos.

Retratado em Iwaki e Katou de Embracing Love (que começou como uma única cena em uma antologia temática Seme x Seme).

Riba ou Reba

Casal reversível; os caras podem trocar de papéis e fazer com que o relacionamento funcione.

Gekokujou

Inferior domina superior: O seme é socialmente subordinado, ou está em posição inferior, ao uke. Como professor-aluno ou chefe-empregado.

Wanko-nyanko

O seme é fiel e devotado como um cão (um wanko ou hetare wanko ) e o uke é temperamental e exigente como um gato ( tsundere ou um ojou).

Aproveite e leia nossa lista com 7 animes yaoi chineses donghua recomendados para você.