Como Desenhar Cabelo De Anime: Passo a Passo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Se você quiser aprender a como desenhar um cabelo de anime e mangá de forma rápida e fácil, continue lendo abaixo!. E assim verá que não é tão difícil quanto pensa. 🙂 Pegue lápis, borracha e um papel. E aí, está preparado(a)?!

Aproveite e leia também: Como Desenhar Mangás: Passo A Passo E Noções Essenciais

Como Desenhar Cabelo De Anime Feminino

Essa parte, é uma das mais fáceis e mais comuns no mundo do anime.

OBSERVAÇÕES:

→ Vermelho: cabelo frontal.

→ Verde: cabelo lateral.

→ Azul: cabelo do topo e das costas.

Você também pode aplicar uma análise semelhante ao desenho de outros penteados. Pensar no cabelo dessa maneira pode facilitar o gerenciamento do processo de desenho.

Passo 1

Comece fazendo um desenho da cabeça e uma indicação da linha do cabelo. Embora neste penteado em si, a linha do cabelo seja de menos importância, pois é completamente coberta pelo cabelo, mas ainda pode ajudá-lo a avaliar melhor o comprimento e a posição geral das seções de cabelo frontal e lateral(como fosse um esboço).

Uma dica é fazer o desenho do cabelo/linha do cabelo, razoavelmente leve, pois assim irá facilitar na hora de apagar partes dele mais tarde.

Passo 2

Desenhe o cabelo por cima da cabeça e da linha do cabelo, como no exemplo acima. Para este penteado em particular, onde a seção frontal do cabelo foi cortada bastante curta, você pode desenhá-lo em tufinhos pontudos e mais ou menos pequenos.

Deixe o cabelo lateral razoavelmente longo, com a forma geral levemente curvada. Você também pode dividi-lo em vários grupos menores para as extremidades(imagine o cabelo de uma garota na vida real).

Desenhe a parte superior do cabelo para trás seguindo o formato da cabeça (um pouco distante dela) e depois alargando-a até que finalmente fique escondida atrás dos ombros.

Passo 3

Apague as partes da cabeça escondidas pelos cabelos(como já havia alertado anteriormente) e adicione algumas linhas para mostrar as dobras internas dos cabelos da frente e de trás.

Você geralmente irá posicionar essas dobras entre os cachos de cabelo, pois é onde eles geralmente tendem a se formar em cabelos reais.

Passo 4

Em seguida, adicione algumas dobras no cabelo de trás para dar uma definição um pouco mais da sua forma, assim que não parecerá apenas um corte plano.

Você também pode adicionar um sombreamento básico para destacar o cabelo um pouco mais quando terminar o desenho da linha. E é isso, seu primeiro desenho está terminado!

Como Desenhar Cabelo De Anime Masculino

Talvez a mais praticada e bem mais fácil que as outras! (SÉRIO!)

Passo 1

Assim como o feminino, você irá começar fazendo um contorno da cabeça com um lápis, que servirá apenas como guia ao desenhar o cabelo e em seguida, desenha a linha do cabelo.

Passo 2

Imagine o penteado que você deseja e para qual direção devem fluir as mechas. Experimente desenhar mechas simples de seus estilos preferidos. Acrescente mais linhas detalhadas ao penteado imaginado no início, para deixá-lo mais realista.

Passo 3

Passe um marcador escuro sobre os contornos do cabelo desenhado e apague todas as linhas e curvas desnecessárias. 

Viu, como foi fácil?!

Estrutura para desenhar cabelo de anime

Como todo desenho, é necessário que realize um planejamento antes, como a estrutura. É ela quem vai determinar como será o formato do desenho, o tamanho, espessura, etc.

O cabelo é um dos principais, pois precisamos severamente desenhar antes o esboço da cabeça, que pra alguns pode se tornar uma parte meio complicada na hora de realizar as medidas e proporções. E existem inúmeras formas de você começar um, basta praticar.

Aqui vemos uma das formas. Não é uma das mais comuns de ser usada, mas é a melhor de ser explicada.

→ Preto: onde você irá começar a desenhar todo as características.

→ Vermelho: determina a largura do rosto, altura dos olhos, altura da boca e tamanho.

Passo 1

Faça um círculo bem fraquinho para determinar como ficará o seu rosto, sobre ele, será feito os cabelos, então não precisa se preocupar.

Passo 2

Agora você traçará algumas linhas que determinarão onde ficarão os olhos e a boca do personagem, logo em seguida, parta para o cabelo, não esqueça que a estrutura principal está no círculo que você fez. A partir desse ponto, use seus conhecimentos e sua imaginação.

Como Desenhar Cabelo De Anime Com Tiara

Use sua criatividade e imaginação!!

Passo 1

Desenhe primeiro um cabelo femino ou masculino como explicado já anteriormente.

Passo 2

Desenhe sua tiara usando flores, vá de uma extremidade da cabeça a outra. Tente fazer com que as flores fiquem bem juntas. O mais importante é colorir, assim dará um destaque em seu desenho. Escolha qualquer tipo de flor, ficará magnífico! Um exemplo de flor está abaixo:

Pequenos detalhes de acessórios fazem uma grande diferença no seu personagem de anime.

Como Desenhar Cabelo Curto

O cabelo masculino nos animes é sempre curto, é um padrão. Então, vamos focar no cabelo curto feminino! (Você pode até se inspirar e adaptar de como fazer um cabelo longo masculino, pois seria um pouco maior do que o padrão, tornando-o consequentemente, longo masculino.)

O exemplo de desenho de cabelo curto acima é bastante semelhante ao cabelo comprido com o cabelo mais uma vez dividido em três partes básicas da frente, laterais e costas.

A divisão real do processo de desenho pode ser a seguinte:

Passo 1

Novamente, comece o desenho do cabelo curto com a cabeça e a linha do cabelo. Assim como no exemplo anterior, a linha do cabelo não será tão importante aqui como em outros estilos de cabelo, mas ainda pode ser útil.

Passo 2

Mais uma vez, muito parecido com o cabelo comprido, desenhe a seção cabelo da frente com um conjunto de pequenos cachos. Neste exemplo em particular, o cabelo ficará um pouco mais bagunçado, de modo que os cachos se curvem mais em direções diferentes. Se você deseja cabelos com aparência mais limpa, pode desenhá-los da mesma forma que no primeiro exemplo.

Passo 3

Igual a antes, apague todas as partes da cabeça escondidas pelos cabelos e desenhe a parte inferior dos cabelos. Geralmente, é uma boa ideia deixar essa seção do cabelo para a última parte do desenho da linha, pois, na vista frontal da cabeça, ela fica atrás atrás da maioria das outras partes do cabelo. Se você tentar desenhá-lo primeiro, sem o outro cabelo, para enquadrar sua posição, provavelmente terá algumas linhas sobrepostas e terá que apagar mais.

Passo 4

Adicione as partes internas e, se quiser, algum sombreamento básico. Mais um desenho feito! Como está indo? 😀 Espero que esteja conseguindo. 

Como Desenhar Cabelo De Lado

Já vimos inúmeros jeitos de como desenhar um cabelo de anime na forma mais comum. Agora iremos ver como desenhar cabelo unissex em um ângulo diferente, assim você poderá inovar em seus desenhos. 

Tanto o feminino quanto o masculino, são feitos da mesma forma. O que irá diferenciar um do outro, é o estilo do penteado e o tamanho. Mas, com esses passos, você pode tirar uma ‘’base’’ e usar sua criatividade e aprendizado.

Passo 1

O primeiro passo será fazer o esboço, após fazer o esboço, você irá fazer o contorno de cada detalhe da cabeça, criando tipo um ‘’couro cabeludo’’.

OBS: Se preocupe também em onde irá colocar os detalhes, pois o modelo do cabelo dependerá disso.

Passo 2

No segundo passo, comece fazendo o cabelo frontal, a famosa ‘’franjinha’’, não faça as linhas tão retas, procure uma forma mais curvada e natural.

Passo 3

Com a franjinha feita, faça a parte do meio. Quase mesma coisa que a franja, só que um pouco mais longo. Você pode escolher entre ‘’esconder’’ ou não a orelha.

Passo 4

E por fim, o resto do cabelo. Faça algo meio ‘’rebelde’’, com vários tufos assanhadinhos e linhas curvadas para cima, baixo e lado. Adicione alguns detalhes na parte interna do cabelo, tornando-o mais natural. 

OBRIGADA POR TER LIDO ATÉ AQUI! ACHOU DIVERTIDO, NÉ?! NÃO SE ESQUEÇA DE PRATICAR BASTANTE, POIS A PRÁTICA LEVA A PERFEIÇÃO.

UM ABRAÇO. <3