Animes

Como desenhar Mangás! Noções Essenciais

Antes de tudo, para qualquer um afim de aprender a desenhar, é importante lembrar que a prática leva a perfeição!

Ninguém nasce sabendo, alguns podem possuir uma facilidade ou dificuldade maior para o aprendizado, mas pode ter certeza de que ninguém ficará bom sem a prática e a busca por aprender. Os melhores no que fazem nunca deixam de praticar: Michael Phelps, o grande nadador, Usain Bolt, o grande corredor, mesmo após todas suas vitórias, nunca deixaram de praticar, pois justo isso os tornaram e os mantiveram tão bons.

Então, para quem quer aprender a tocar violão, costurar, jogar um jogo, desenhar ou qualquer outra coisa, prática e determinação são tudo!

Introdução: Se esta for sua primeira tentativa de desenho, tudo bem, todos precisam começar de algum lugar, na verdade, a arte do mangá é um ótimo começo, pois sua essência não é algo complicado, e já é possível desenhar um bom mangá com traços limpos e simples.

Começando: As duas melhores formas de começar são: Cópia e Esboço. A cópia é uma ótima prática, enquanto o esboço é uma boa forma de aprender e expandir suas habilidades. Com o tempo, a cópia se torna menos necessária, pois o esboço também é uma prática, por outro lado, esboço nunca deixará de o acompanhar, pois quase qualquer criação própria, ainda mais na arte de mangá, precisa de esboço.

Para manter o tutorial limpo e prático, as imagens exemplo para prática de cópia ficarão no fim da página.

O esboço é a essência do desenho, é por onde tudo começa, ele indica a postura e forma geral de seu personagem. É composto apenas de traços extremamente simples.

Obs: O esboço será apagado conforme o avanço do desenho, portanto, pode ser conveniente faze-lo em traços claros.

Cabeça

Observe as imperfeições do esboço, ele está bastante rabiscado e a orelha está enorme. Não é preciso perfeição no esboço, pois ele é apenas uma direção para lhe ajudar a seguir o seu desenho.

Os traços cortando a cabeça indicam a direção que o rosto aponta, mais a frente teremos alguns exemplos para você entender melhor.

 

Acima podemos ver alguns cuidados a ser tomados no desenho do formato da cabeça. Recomendo uma atenção especial nos ”Olhos largos” e ”Cabeça chata”, são erros bastantes comuns.

Veja um exemplo simples de um desenho feito desde o esboço até seu fim.

O esboço dá as medidas do personagem e a sua direção. Em seguida, faz-se os traços definitivos, mostrando onde de fato cada parte começa e termina, possibilitando o detalhamento do desenho.

Se você ainda estiver começando, e estiver fazendo um desenho próprio, ao invés de uma cópia, pode parar no terceiro passo, caso não tenha conhecimento suficiente para efeitos mais elaborados de luz e detalhamento. Mas, se estiver fazendo uma cópia, sugiro que tente ir até o fim, pois a prática lhe permitirá compreender melhor o detalhamento.

O traço de direção horizontal indica se a cabeça esta inclinada para cima ou para baixo. Quanto mais distante da metade do rosto este traço estiver, mais ele deve ser curvado e indicará maior inclinamento da cabeça.

E o traço vertical indica para que lado a cabeça está virada, seguindo as mesmas regras do horizontal, mas obviamente, para direita e esquerda.

 

Rosto

     

Olhos de personagens de mangás e animes costumam ser bem exagerados, geralmente, para maior, embora as vezes para menor. E a menos que queira dar um efeito sinistro em seu personagem, ou algo parecido, lembre que o olho costuma ficar ”por cima” do cabelo, mesmo que devesse estar coberto, há menos que tenha a intenção de ser um desenho mais realista, é claro.

Os olhos acima são ótimos exemplos para começar a pegar o jeito. Veja também os personagens de seus mangás e animes favoritos e tente copia-los.

A grande graça deste estilo de arte é a liberdade artística para os personagens, assista/leia One Piece e entenderá do que estou falando.

Veja as bocas acima, mesmo sem grande grau de detalhes, você consegue entender perfeitamente o que representam. Então, mantenha em mente o sentimento de seu personagem e apenas rabisque como imagina que ele lhe parece no seu esboço.

Para treinar, copie os desenhos acima, faça modificações se desejar, aos poucos descobrirá seu estilo preferido.

 

 

 

Quando tiver criando seu personagem, mantenha em mente suas características gerais. Estas são boas formas de aparentar a idade de seu personagem, caso esse seja seu desejo.

 

Cabelo

 

 

 

 

 

 

Os cabelos dos personagens são uma grande característica, um dos maiores exemplos é Yu-Gi-Oh. Para treinar a ”física” de um cabelo, desenho uma cabeça, simples como as dos exemplos acima, e comece a rabiscar o que desejar. Recomendo começar com estilos simples, como os apresentados aqui.

Dê uma olhada no Goku para ter uma ideia de como o cabelo se encaixa na cabeça.

Lembre-se da gravidade! Um personagem de cabeça inclinada não ficará com o cabelo descendo pelo pescoço, o cabelo seguirá a gravidade e apontará para o chão.

 

Corpo e Movimento

Na hora de dar movimento ao seu personagem, mantenha em mente os traços de direção do esboço, pois serão fundamentais.

Vê a importância das linhas de direção? No rosto, apontam para onde seu personagem olha, e no corpo, apontam sua postura geral.

Antes de começar a desenhar seus esboços de movimento, dê uma olhada nesta imagem para ter uma ideia das proporções de seu personagem. Cuidado com o tamanho das pernas, é muito comum faze-las menor que o tronco, porém, pode olhar agora mesmo para o seu corpo, verá que elas são consideravelmente maiores.

Por outro lado, o personagem é seu! Faça com a perna do tamanho de um dedo e o pescoço do tamanho de um braço se assim quiser!

Os movimentos de luta são ótimos para prática. Após algum treino o esboço de movimento já será natural para você, e de repente poderá até escrever seu próprio mangá, quem sabe?

 

Concluindo. 

Espero que este breve tutorial possa lhe ajudar a começar a desenhar ou a aprimorar suas habilidades. Lembre-se de sempre praticar e explorar novos conhecimentos, mesmo que você só goste de algo específico, aprender novas áreas podem lhe ajudar no seu estilo.

E lembre-se, todas as dicas neste tutorial são apenas DICAS, para lhe ajudar a desenhar melhor, mas você possui total liberdade artística sobre seus desenhos. Quer que os dedos sejam do tamanho de pernas? A cabeça fica no lugar do tronco e o pescoço é um pé? Faça como quiser, o desenho é seu!

Duas últimas dicas:

– Para treinar seus traços, você pode pegar uma pano qualquer e joga-lo na sua mesa de desenho, então, desenhe-o da forma que ele cair. Pode parece estranho, mas é consideravelmente difícil e trabalha bastante sua habilidade com traços e sombra.

– Se você possui dificuldade com proporções, seja da altura do olho, tamanho da boca, largura dos ombros, o que quer que seja, você pode tentar 2 coisas:

Usar uma régua ou algo parecido para tomar medidas de desenhos e reaplicar nos seus, ou copiar imagens de cabeça para baixo. Sim, de cabeça para baixo, você escolhe uma imagem que desejar, a põe de cabeça para baixo e começa a copiar. Dessa forma, você não utilizará seus vícios de desenho, como a imagem será comum para seus olhos, você apenas copiará os traços, deixando-os mais idênticos se você já possuir certa prática.

 

Exemplos

Se você quiser algumas ideias para treinar, aqui estão, desde desenhos simples e fáceis até complexos e difíceis. Bom treino!

 

 

 

Treine até cansar! Daí descanse, e comece de novo! (Está vendo o cabelo dela? Os fios que descem pelo rosto em direção a mesa? Gravidade!)

 

Fontes:

http://www.melhorconcurso.com.br/como-desenhar-manga-metodo-iniciante/

https://zensationdesign.org/desenhar-bem/como-desenhar-manga/

http://cdmcomodesenhar.blogspot.com.br/2010/09/aprenda-desenhar-em.html

http://tutosdesenharmanga.blogspot.com.br/2014/04/como-desenhar-manga-tutorial-olhos-01.html

O resto foi pego no google!

Estudante de agronomia. Apaixonado por jogos, Cosplayer nas horas vagas e fã de breaking bad.

Comments
To Top