O que é One-Shot e uma lista com recomendações

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

A frase one-shot (読 み 切 り) provavelmente não é estranha para você se você leu muitos mangás e romances. One-shot, ou 読 み 切 り (yomikiri) em japonês, é um termo geralmente usado para se referir a um mangá ou conto que termina em um único capítulo publicado.

O que significa One-Shot

“One-shot” em japonês é Yomikiri (escrito como 読 み 切 り). É uma frase composta por duas palavras: 読 み (“yomi,” que significa simplesmente “ler”) e 切 り (“kiri”, literalmente significa “fim” ou “terminar”). Refere-se ao fato de que um one-shot é algo que você pode ler e chegar ao fim em um único capítulo.

Veja como assistir Animes Online HD este ano

Como surgiu o termo

Diferenciar o manga one-shot do manga serializado começou durante o século 20 com a popularidade de revistas como Weekly Shonen Jump.

A maioria dos mangás em revistas de mangá são serializados, o que significa que os leitores vão ler a continuação da história no próximo capítulo lançado pela revista de mangá. Marcar o mangá serializado na publicação como um trabalho que deve ser “continuado” é uma forma de dizer aos leitores que a história ainda não acabou, e também o diferencia do manga one-shot que começa e termina inteiramente dentro daquela revista edição.

One-shots aparecem em revistas serializadas por muitos motivos. É comumente aceito que um mangá único é uma maneira boa e simples de ver as habilidades de um artista de mangá e o que ele pode fazer em um número menor de páginas em comparação com um mangá serializado, que poderia exigir mais experiência para terminar.

É por isso que concursos ou prêmios relacionados a mangás feitos por editoras geralmente exigem que suas inscrições sejam mangás one-shot. Muitas revistas também publicam one-shots de novos artistas de mangá que aderiram às suas falas. Não só é um bom desafio para um novo artista de mangá, mas também é uma excelente maneira de mostrar aos leitores suas habilidades promissoras.

É bastante comum ver novos artistas criarem vários mangás one-shot antes de finalmente terem a chance de uma publicação em série com sua editora afiliada. Por outro lado, para artistas de mangá veteranos, o mangá one-shot também pode ser uma forma de mostrar seu crescimento e habilidades que eles aprimoraram com o tempo.

Exemplos de One-Shot

Como um mangá one-shot é basicamente uma história de um capítulo ou um manga autônomo de um volume que geralmente não está associado a outra série. Muitos mangás shoujo, Boys Love ou Yaoi são na verdade one-shots porque duram apenas um volume. As histórias giram apenas em torno do romance e não são cheias de drama, por isso podem servir para muitas pessoas que querem uma história breve, mas gratificante.

Para aqueles que querem começar a ler mangás, mas não sabem por onde começar, aqui estão alguns dos melhores one-shots que estão por aí.

Dear Green

Mangá Dear Green

Em uma espécie de inversão de papéis, esta história de mangá lida com uma adolescente delinquente chamada Aoi. Ela é do tipo que é fácil de lidar, tem muitos amigos e nunca leva um segundo para pensar sobre seu futuro.

Ela é assim como uma espécie de rebelia contra sua irmã mais velha perfeita. No entanto, ela tem uma paixão secreta – a flauta. Um dia, ela encontra um jovem desconhecido e o amor floresce entre eles.

Hanazakari No Kimitachi E: Special-Hen

Hanazakari No Kimitachi E: Special-Hen

Esta história shoujo é sobre Mizuki, que é transferida para a mesma escola que seu ídolo. Ambos gostam de esportes e ela deseja conhecer seu ídolo. Há um porém. É uma escola só para meninos. Isso significa que Mizuki tem que se disfarçar de menino.

Para piorar (ou melhorar), ela acaba sendo companheira de quarto de seu ídolo do esporte! Ela conseguirá manter seu disfarce ou correrá o risco de ser exposta?

The Life-Changing Manga of Tidying Up

The Life-Changing Manga of Tidying Up

O primeiro mangá de Marie Kondo traz seu estilo particular de conselhos de organização para um novo meio, envolvendo-o em uma história sobre uma jovem cujos modos complicados estão arruinando sua vida.