Lista de 10 Jogos De Investigação

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Alguns sempre desejaram se sentir ou ser como um bom detetive, investigando e revelando mistérios. Porém, nem sempre a vida é tão divertida quanto filmes cheios de mistério e ação (As vezes é sim). Mas se você é um desses, não se entristeça, há sempre outras alternativas para se sentir um grande investigador. Que tal recorrer aos jogos?

Veja algumas séries de jogos contendo alguns free to play* e alguns sem necessidade de download*, que lhe darão este gostinho.

 

Deep/Deeper/Deepest Sleep

Sono profundo, profundíssimo e o mais profundo.

Uma série com 3 jogos, começando com Deep Sleep, seguido de Deeper Sleep e por fim, Deepest Sleep. Este jogo mistura investigação com terror, possui gráficos 8 bits* que dão um diferencial ao jogo.

Começa com você ”acordando” de um sonho, mas na verdade ainda está sonhando (Confuso?).  É esclarecido ainda no início quando encontra-se uma carta dizendo:

Esta carta vai chegar a você de alguma forma. A essa hora você já deve ter percebido que nada disso é real. Espero que o despertar interior tenha corrido bem e que esteja tendo um controle total e lúcido do sonho.

Sinceramente, você mesmo.

Infelizmente, o ”despertar interior” não correu tão bem assim, e quanto mais você caminha, mais profundo você adentra no sonho. Agora, terá de descobrir como despertar no exterior.

O jogo é completamente em inglês, mas não possui diálogos nem textos longos. Se você entende um básico de inglês, ou jogar com um tradutor aberto, poderá jogar normalmente.

Pode ser encontrado em: http://armorgames.com/search/games?type=games&q=Deep+Sleep

 

 

Carmel Games

http://carmelgames.com/

Confie em mim, gráficos não definem a qualidade dos jogos. Os jogos da Carmel Games são todos de investigação, curtos, com gráfico de cartoon, histórias interessantes e bem fluidas.

O ponto mais forte entre os jogos da Carmel, é a lógica e a ligação dos objetos e história dentro do jogo. Como foi dito, o jogo é bem fluido, o que significa que você não vai ficar perdendo tempo por não fazer a menor ideia de por onde ir. Não entenda mal, isso não quer dizer que o jogo é muito fácil.

Dentre os jogos da Carmel Games estão: Sherlock Holmes (Clássico), Midnight Cinema (Cinema a meia noite), The Gatekeeper (O porteiro), entre outros. Todos no mesmo estilo mas com história diferentes, e por serem curtos, é possível jogar um atrás do outro.

Embora o áudio seja em inglês, a maioria dos jogos da Carmel Games possuem legendas em português.

Cube Escape

Dessa vez bem mais arbitrário, Cube Escape é uma série de jogos bastante complexos. Possui lógica e história complexas, um ótimo desafio.

Em Cube Escape, todos os jogos são iniciados dentro de um cubo. Porém, todos os cubos são diferentes, e o jogo não é sobre estar preso no cubo. Cada cubo contém um cenário, com uma história, com uma reviravolta diferente. É algo muito complicado de se explicar, se você está em busca de um desafio, ou algo mais abstrato e complexo, este é seu jogo.

Cube Escape é em inglês, necessitando um básico de conhecimento da língua ou um tradutor aberto.

Encontre-o aqui: http://armorgames.com/search/games?type=games&q=Cube+Escape

 

Forgotten Hill

Colina Esquecida

Também uma mistura de investigação com terror. Forgotten Hill é uma série sem ligação entre seus jogos, sendo eles: Forgotten Hill: Fall (Inglês), FT: Puppeteer (Português) e FT: Surgery (Português)

Cada Forgotten Hill conta a história de um novo local macabro. Possuem histórias interessantes e imagens um tanto perturbadoras.

Um ponto negativo para este jogo está apenas na lógica em FT:Fall (Os outros não tem esse problema). Pois é muito ilógico, as relações e interações entre os objetos praticamente não são dedutíveis, tornando o jogo bastante travado por falta de saber o próximo passo.

Apesar disso, os outros dois são muito bons, além de serem em português. Se você não tiver problema com o uso de Walkthrough (Passo a Passo), também é interessante jogar o FT:Fall, apenas para ver história.

Para variar, também pode ser achado em: http://armorgames.com/search/games?type=games&q=Forgotten+Hill

 

Zombie Society – Dead Detective

Sociedade Zumbi – Detetive Morto

Outro jogo com gráficos retro. Como o nome sugere, é uma sociedade zumbi, e você é um detetive.

Ao levantar de seu túmulo, você sai ávido por uma nova investigação. E a encontra com o dono de um restaurante, que teve sua identidade roubada por algum motivo. Cabe ao nosso grande Detetive Morto descobrir quem foi e porquê roubou a identidade.

Há bastante diálogos neste jogo, e ele é completamente em inglês. Portanto, para quem não possuir um certo nível de inglês, pode ser um pouco cansativo de usar o tradutor.

Mais uma vez: http://armorgames.com/play/18151/zombie-society-dead-detective

 

Detective Grimoire

Um título com 2 jogos, Detective Grimoire e Detective Grimoire: The beginning.

Jogue as aventuras e solucione os mistérios encarados por Grimoire. É ótimo por também possuir uma boa lógica. Não é muito difícil nem muito fácil, possui uns bons desafios. O desenrolar da história também é bastante envolvente e plausível, tornando mais interessante de entender.

Sua animação é bem divertida, os movimentos dos personagens e suas interações. Infelizmente, também é completamente em inglês e com bastante diálogos.

http://armorgames.com/search/games?type=games&q=detective+grimoire

 

Sherlock Holmes: Crimes & punishments

Crimes & Punições

Frogwares – 2014 – PC / Xbox 360 / PS3 / Xbox One / Ps4

Possui belos gráficos, boa jogabilidade, e vários mistérios em um único jogo. Outro clássico Xeroque Rolmes.

Com vários casos não resolvidos, Scotland Yard apela para o seu Às, Sherlock Holmes. Embora a maior parte do jogo seja jogado com ele, há também momentos que você deve incorporar seu grande amigo Watson. Vá atrás de pistas, colete evidências e converse com os personagens para obter suspeitos.

O ponto mais forte do jogo é que você realmente se sente um detetive. Você sente que é você quem está investigando, não lhe é entregado tudo na mão, não lhe é dito o caminho. Use as habilidades de Sherlock e faça um bom trabalho para achar as respostas e solucionar os casos.

 

The Vanishing Of Ethan Carter

O desaparecimento de Ethan Carter

The Astronauts – 2014 – PC / PS4

Mais uma mistura de investigação e terror. Jogue como o detetive Paul Prospero, um investigador do sobrenatural.

O jogos não lhe diz nada, não lhe ensina comandos nem lhe diz por onde ir. Encontre Ethan e sua família, que estão desaparecidos. Sua única dica é uma carta enviada pelo próprio Ethan, que lhe diz que ele está nesta cidade.

Este jogo é um belo desafio, exige bastante paciência e atenção desde o começo até que a história comece a se desenvolver. E ele recompensa muita investigação, isso é, olhar em cada buraco possível.

 

The Wolf Among Us

O lobo entre nós.

Telltale Games – 2014 -PC / Xbox 360 / PS3  /PS Vita  / Mac

Parecendo um história de quadrinhos, desvende os mistérios de Fables. Personagens como a Bela e a Fera ou Branca de Neve,  estão sendo expulsos de suas histórias. No jogo, você é Bigby, o Lobo Mau e xerife da comunidade de personagens em Nova Iorque.

Sua missão é manter a paz entre as fábulas. Mas sempre há assassinatos misteriosos que devem ser investigados. É um jogo point n’ click*, e deve-se tomar as decisões de Bigby e assumir suas consequências. Decisões diferentes levam a fins diferentes, dando uma maior experiência de que se faz parte do jogo.

Possui jogabilidade e história ótimos, muito imprevisível com muitas variações. Criando uma experiência única para cada jogador.

 

Heavy Rain

Quantic Dream – 2010 – PS3 / PS4

Um jogo bastante elogiado e premiado no Ps3, foi remasterizado* para PS4.

Possui 4 protagonistas, com histórias que serão interligadas ao longo da história. Ethan, o arquiteto, Madison, a fotógrafa, Scott, um detetive particular e Norman, um agente do FBI.

Possui jogabilidade única, com necessidade de enlouquecer com o controle, o que ajuda a entrar no clima. O jogador guia um personagem vez, desenvolvendo a história do ponto de vista de cada um, em relação ao assassino central da trama.

E então? Consegues terminar todos? Alguns são bem fáceis, para se divertir, mas e os mais difíceis? Prove que está a altura de Sherlock Holmes, pelo menos virtualmente. Fique com uma piscadela do grande detetive para dar sorte.

 

Glossário

  • Free to play – Grátis para jogar.
  • Download – ”baixar” para o seu computador.
  • Point n’ Click – Apontar e clicar.
  • Remasterizado – Refeito com os recursos atuais. Uma atualização do jogo.