Curiosidades

Ulzzang: Conheça mais sobre esse estilo Coreano

Se você é um fanático por moda e estilo oriental já deve ter escutado falar dos Ulzzang, mas vocês conhecem esse “estilo” que virou febre no Brasil e no mundo? Nós da Yokaipop vamos falar mais sobre os Ulzzang e seus tipos.

O que é e quando Surgiu UlZzang?

Ulzzang é um termo que nasceu na Coreia do Sul, por volta dos anos 2000, inicialmente era uma competição via internet, onde os competidores disputavam quem tinha a melhor aparência.

Ou seja o termo á muito utilizado para indicar boa aparência, o termo Ulzzang significa “rosto perfeito” ou “melhor rosto”, porém, como se popularizou na Coreia do Sul, acabou virando um “estilo” que chegou em outros países, como Japão, China, Taiwan, Vietnã, México e é claro aqui no Brasil também.

História do termo Ulzzang

O título honorário “Ulzzang” começou a se espalhar na web coreana por volta do final da década de 1990, logo após a introdução de câmeras digitais voltadas para o consumidor e o site de rede social Cyworld. Desde o seu início, o termo tornou-se intimamente associado a uma prática emergente de autofotografia conhecida como “Sel-ka”, que é a abreviação do termo konglish “autocâmera”.

O primeiro uso conhecido do rótulo foi atribuído a um grupo de três garotas do ensino médio Song He Kyo, Lee Yu Jin e Han Hye Jin que se tornaram conhecidas coletivamente como o “Trio Eun-Kwang Ulzzang”, em homenagem à escola que frequentaram juntos em 2000. Todos os três eventualmente seguiram carreira de modelo e atuação.

O termo “Ulzzang”, uma junção de palavras coreanas para rosto (“Ul-gul”) e melhor (“Zzang”), começou a ser usado em meados da década de 1990, logo após o sufixo superlativo “Zzang” entrar no mercado online vernáculo entre os adolescentes.

Existem duas teorias linguísticas principais quanto à etimologia do termo: uma está enraizada no antigo caractere chinês “Zang” (長) que significa a cabeça ou o chefe e a outra teoria afirma que é derivado do título honorífico japonês “- chan “, que tem um significado diferente, mas usado de forma estilisticamente semelhante. O termo “Zzang” foi oficialmente aceito como gíria coreana em 2002, com seu reconhecimento pelo Instituto Nacional da Língua Coreana.

Já em 2003, as agências de talentos começaram a procurar celebridades “ulzzang” conhecidas para lhes oferecer uma carreira na televisão e no cinema. Em 2004, “Ulzzang” foi listada como uma das palavras-chave de pesquisa mais populares do ano pelo principal jornal diário da Coreia, Dong-a Ilbo [2] , com base nos dados analíticos fornecidos pelos quatro maiores portais do país, Naver, Daum, Empas e Nate.

Em outubro de 2008, uma busca no Google pelo termo “Ulzzang” rendeu mais de 8,17 milhões de resultados de páginas, em comparação com o termo convencional “Mi-In” (que significa “uma beleza”) com 6,4 milhões de resultados de páginas.

Categorias

Como em Vários estilos orientais o Ulzzang tem suas categorias que são:

Ulzzang Classic

Usam roupas voltadas para o Vintage ou Românticas, tanto suas roupas quanto sua make é composta por tons neutros, dando um ar mais adulto porém delicado, esse estilo tira fotos com o seus cabelos naturais.

Momzzang (Baseado no Corpo)

Por ser baseado no corpo os Momzzangs são um pouco mais sexuais que os outros estilos, usando roupas mais ousadas com cores mais fortes, suas maquiagem também é mais forte do que os demais, usando olhos esfumados de marrom ou preto e boca avermelhada, por conta do seu estilo os Momzzangs tem suas com um ar mais adulto e carregado de mistérios.


Rock Ulzzang

Os Rock Ulzzangs também usam roupas mais ousadas, eles usam muito roupas rasgadas, peças de couro, spikes e camisetas de bandas famosas é claro.

Sua maquiagem também foge do estilo fofinho e os cabelos desses estilo normalmente são em tons mais escuros, indo do preto até o mais avermelhado, suas fotos são carregadas de rebeldia e energia jovial.

Ulzzang Street ou Hip Hop

É a categoria Ulzzang é um estilo mais “largado”, é bem comum essa categoria usar bonés e acessórios despojados, munhequeiras e skates, a maquiagem desse “estilo” é levado para o lado mais natural.


Sweet Ulzzang

Essa categoria é uma das mais conhecidas, afinal é muita fofura no mesmo lugar, os Sweet Ulzzangs utilizam roupas e acessórios de tons pastel e candy colors, de todas as categorias é o que tem as expressões carregadas de inocência e a maquiagem é mais levada para a fofura e claro, utilizam a mesmas palhetas de cores que suas roupas, ou seja em tons pastel e candy colors*.

São popularmente conhecidos por seus olhos arredondados e grandes, gradient lips nos lábios, bochechas coradas, para as meninas cabelos longos normalmente com franja, em vários tons de castanho e as vezes loiros, utilizam também, mesmo que seja raro tons pastel.

* Candy Colors também são Tons Pastel, com uma pequena diferença de Tom.

Aqui aos lado vocês conseguirão ver as diferenças entre eles, mas podemos afirmar que o Candy Color é um pouquinho mais “forte” que os tons pastel

Black Ulzzang

Essa categoria é considerada a Caçulinha dos ulzzangs, O Black Ulzzang é uma categoria voltada para pessoas de pele negra, um black ulzzang pode ser desde Ulzzang Classic até um Sweet sem medo de ser feliz.

Aqui estão alguns Ulzzans

Park Tae Jun

Lee Chi Hoon

Park Ji Ho

Hara

Hyuk Min

Moon Dambi

Do Hwe Ji

Pony

Baek Jae Ah

Bárbara Kim

Populares

To Top