dia-de-star-wars
Notícias

Dia de Star Wars, conheça a história e o que a data representa

4 de maio tornou-se comumente conhecido no mundo como O Dia De Star Wars. E quem ficará surpreso? “May the Force be with you”.

Independentemente de você preferir Star Wars ou Star Trek, ou mesmo se você for um aficionado de ficção científica, a influência de Star Wars de George Lucas na cultura pop é inegável.

Parece que George Lucas tinha o dom de ser capaz de se conectar com as pessoas de uma forma que os outros simplesmente não conseguiam, vamos encarar os fatos, existe realmente um trabalho pelo qual esse homem é responsável e que não podemos afixar uma citação em algum lugar?

A verdade é que o dia de Star Wars representa mais do que apenas uma citação em um filme, o dia em si é reconhecido internacionalmente e agora faz parte da vida tanto quanto alguns dos feriados mais populares que você pode lembrar, só precisamos nos perguntar, como isso aconteceu.

Quem inventou o Dia De Star Wars

Bem, se há uma coisa que sabemos com certeza é que começou como uma homenagem a algo bastante brilhante e, em sua infância, pertencia apenas aos círculos internos. Com o passar do tempo, porém, ele atingiu mais pessoas e ganhou força.

Quando pensamos no dia de Star Wars agora, não é apenas um dia, é algo divertido e também é uma piada interna da qual quase todo mundo faz parte. Embora possa parecer bobo, algo tão incrivelmente simples como o O Dia de Star Wars desempenhou um papel importante em reunir as pessoas, não importa de que origem.

A questão de como isso aconteceu está na história, e a história do Star Wars é algo que vamos explorar um pouco agora.

A História do Dia de Star Wars

Star Wars, uma ópera espacial épica escrita e dirigida por George Lucas, estreou em 1977 e se tornou um clássico cult quase instantâneo. Mesmo hoje, quase 40 anos depois, Guerra nas Estrelas continua sendo um dos filmes de maior sucesso financeiro de todos os tempos.

Filme Star Wars ou Guerra nas Estrelas
Filme Star Wars ou Guerra nas Estrelas

A franquia que continua sendo a mais bem-sucedida de todos os tempos, faturando mais de 2,5 bilhões de dólares desde o lançamento do primeiro filme. No entanto, o dinheiro que ganhou ao longo dos anos dificilmente é o aspecto mais impressionante de Star Wars.

Como disse o famoso crítico de cinema Roger Ebert: “Como o nascimento de uma nação e o cidadão Kane, Guerra nas estrelas foi um divisor de águas técnico que influenciou muitos dos filmes posteriores”.

Star Wars foi uma verdadeira virada de jogo, começando uma nova era de filmes cheios de efeitos especiais repletos de emoção, aventura e imaginação que atraíram enormemente o público mais jovem e também o mais velho.

Muitos dos diretores de cinema mais aclamados da atualidade, como Peter Jackson, Ridley Scott, Christopher Nolan e James Cameron, citam Star Wars como uma grande influência em suas carreiras.

Star Wars também teve um enorme impacto cultural em outras áreas além da produção cinematográfica, incluindo política – o Programa de Defesa Estratégica da administração Reagan foi zombeteiramente apelidado de “Star Wars”.

Ainda em 2013, o presidente Barack Obama usou a frase “Jedi mind meld” para descrever o que algumas pessoas esperavam que ele fizesse em sua oposição para fazê-los aceitar suas idéias.

“May the Force be with you” foi usado pela primeira vez pelo partido político de Margaret Thatcher para parabenizá-la por sua eleição em 4 de maio de 1979, e o ditado rapidamente pegou.

Em inglês, a frase original fica assim: “May the Force be with you”. Desta forma, era muito comum que os fãs da série fizessem um trocadilho com esta frase, dizendo “May the Fourth be with you”.

No entanto, a primeira celebração de 4 de maio ocorreu muito mais tarde, no Toronto Underground Cinema em 2001. As primeiras festividades do Dia de Star Wars oficial incluíram um concurso de fantasias e uma maratona de filmes. As paródias favoritas dos fãs da franquia também foram apreciadas, assim como alguns dos mash-ups e remixes mais populares.

Enquanto para algumas pessoas, pode ter havido um pensamento fugaz de que o Dia de Star Wars não era nada além de uma moda passageira que iria morrer, independentemente do fato de que os filmes nunca morreram, na investida da Disney, e eles reiniciaram tudo e levaram para um nível totalmente novo.

Em 2015, Star Wars viu uma nova saga chegar e com todo o charme, classe e reflexos de lente que a Disney poderia lançar nela, e uau, reacendeu um incêndio nos fãs de Star Wars, e sabemos que acender aquele fogo novamente foi difícil depois o que JarJar Binks fez com ele.

Claro, o fogo recomeçou com o Despertar da Força, e a nova saga prometia entregar aos fãs tudo o que eles queriam de um sábio de Guerra nas Estrelas do século 21. Surpreendentemente, desta vez, a Disney realmente entregou e fez o que fazia de melhor, eles pegaram uma franquia e a tornaram incrível novamente.

Com a Disney por trás dele e alguns rostos familiares retornando, o Dia de Star Wars logo se tornaria algo ainda mais especial para um novo grupo demográfico.

Agora, todo um novo grupo de pais precisa explicar por que, embora tenha ocorrido há muito, muito tempo, as coisas estão muito mais avançadas do que agora.

Parece que nos últimos cinco anos, Star Wars alcançou milhões de novos guerreiros Jedi, e se sabemos alguma coisa sobre a Disney, sabemos que eles farão com que essa franquia nunca mais seja deixada para descansar.

Desde sua reformulação, o Star Wars Day ganhou muito mais popularidade e é celebrado pelos fãs de Star Wars em todo o mundo, e em breve, esperamos que a Disney declare o dia 4 de maio como um feriado nacional.

Como comemorar o dia de Star Wars

A maneira como você comemora o dia de Star Wars vai depender de quão bem você conhece esse fenômeno cultural. Se você é um fã de longa data da franquia, convém reunir um grupo de amigos e participar de um dos muitos eventos de Star Wars organizados em diferentes partes do mundo.

Esses eventos variam de concursos de fantasias a exposições em museus e passeios a centros espaciais. E se você não está com vontade de sair, não há razão para que uma festa do Star Wars Day organizada por você em casa seja menos divertida.

Maratonas de filmes com amigos, jogos de curiosidades de Star Wars e até lanches temáticos de Star Wars (a estrela da morte piñata, alguém?) Vão garantir que este dia seja cheio de diversão, além de ser muito educacional.

Como Star Wars em si é um tópico tão vasto, as formas de celebrar o dia dedicado a ele são virtualmente infinitas. Então escolha uma, divirta-se e que o dia 4 esteja com você ou May the Force be with you.

Dia de Star Wars, conheça a história e o que a data representa
To Top