Mulheres São A Maioria Entre Os Gamers No Brasil

3 minutos para leitura
garotas gamers

Exatamente, você não leu isso errado, apesar do que a maioria pensa, as mulheres são sim, a maioria entre a comunidade de gamers. Em uma análise do Pesquisa Gamers Brasil 2017 (PGB 2017), em uma parceria entre a Sioux, Blend New Research e ESPM, eles descobriram que, no total, há mais mulheres que homens na comunidade dos jogos no Brasil.

Esse número vem crescendo desde 2013, quando explodiu o número de jogos pra mobile, que são mais populares nacionalmente entre as mulheres. Confira o crescimento de jogadoras através dos anos:

O gamer brasileiro se consolida com o perfil multiplataforma – 74% jogam em mais de um dispositivo. O smartphone continua o mais popular (77,9%), principalmente entre as mulheres, seguido de computadores (66,4%) e consoles (49%).

Apesar de toda a popularidade dos jogos, apenas 6,1% dos entrevistados se consideram “hardcore gamers”. A maioria se identifica como um consumidor casual, que utiliza os jogos somente como uma forma simples de entretenimento (54,1%). Apesar de a grande maioria possuir o xbox, foi visto que é preferido o play station 4.

Quando se pensa entre os gamers hardcore e os gamers casuais, as preferências na plataforma são, respectivamente, o video game e o mobile.

A categoria de jogos preferida foi Estratégia (50,9%), seguida de Aventura (45%). Um fato interessante é que esses dois tipos de jogos estão entre os preferidos para ambos os sexos, no entanto, jogos de Ação, Corrida e Esportes marcam presença apenas no Top 5 dos homens, enquanto jogos de Cartas, Match Three e Trívia são aqueles que completam o Top 5 feminino.

Quando se trata de idade, a grande maioria começa aos 16 anos, mas a maior porcentagem está entre 25 a 34 anos. Os que se consideram hardcore se encontram na faixa de 16 a 24 anos, e os que se consideram casuais se encontram entre 25 e 34 anos.

Casuais ou hardcore, praticamente todo o Brasil joga, tendo apenas 10,1% não se considerando gamers, mas os que se consideram hardcore são ainda mais difíceis de achar, somando apenas 6,1% dos gamers.

Se os mobiles são a preferência nacional, qual a marca preferida entre os gamers?

A pesquisa foi realizada em conjunto pela Sioux, Blend e a ESPM e contou com 2947 entrevistados de todo o Brasil.
Se você ficou interessado e quer ver mais dados sobre os gamers, homens e mulheres, e suas preferências, visite o site da pesquisa: https://media.wix.com/ugd/29fc6b_bcd70218d1e94cd1ac6dc714e7f8f443.pdf

E se você está mais interessado nas diferenças entre os gamers hardcores e os gamers casuais, confira o link:
https://media.wix.com/ugd/29fc6b_c5ea73d122104b5da5c93354ff3da7b5.pdf

 

E aí, qual parece mais com você?

 

 

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile