O que é uma pessoa Fujoshi e a história do termo

O que é uma pessoa Fujoshi e a história do termo

“Fujoshi” é um termo para mulheres que gostam de qualquer anime, mangá ou mídia que retrate relacionamentos românticos entre homens e a palavra “fudanshi” é a sua versão masculina. O termo fujoshi costumava ter conotações negativas para degradar as pessoas que consome mídia com romance entre meninos. No entanto, os fãs já o reivindicaram, e fujoshi / fudanshi são termos usados hoje ​​popularmente entre os fãs.

Ambos fujoshi (腐 女子) e fudanshi (腐 男子) são escritos usando o kanji 腐 (decadência, deterioração), e seguidos por 女子 (mulher) e 男子 (homem). O 腐 kanji foi popularmente traduzido como “podre”, o que leva muitas pessoas a pensarem que fujoshi ou fudanshi significam “mulher ou homem podre”.

No entanto, na verdade isso ocorreu porque o próprio termo fujoshi começou como um meio para degenerar mulheres que gostam de obras que retratam relacionamentos românticos e sexuais entre homens. Mais tarde, os fãs pegaram de volta a palavra e a transformaram em um trocadilho relacionado à comida.

O 腐 kanji no contexto fujoshi / fudanshi tem uma nuance de “fermentação” em vez de “podre” e também é comumente usado para indicar que um trabalho de leque apresenta relações amorosas entre homens.

O que torna uma pessoa Fujoshi

Fujoshi apareceu pela primeira vez na mídia de massa quando a revista japonesa Aera usou fujoshi para se referir ao equivalente feminino do otaku masculino em 2005.

O interesse da mídia em fujoshi aumentou em 2006 e a palavra foi se tornando popular. Publicações e mangás como Tonari no 801chan de Ajiko Kojima, bem como Fujoshi Manga Compendium e BL Studies de Eureka compilaram críticas e ensaios sobre as obras de Boys ‘Love e fujoshi como fãs do gênero. Esses trabalhos também faziam referências a fãs masculinos do gênero, e o termo fudanshi foi cunhado como uma indicação de que o prazer dos conteúdos da relação homem / homem não é estritamente um interesse de gênero.

o status fujoshi ainda tem muitas implicações e significados para cada mulher que se autodenomina como tal. Não é incomum encontrar fãs ainda escondendo seus interesses e usando fujoshi de forma autodepreciativa como um termo para se definirem. Ao mesmo tempo, também não é incomum ver o termo sendo colocado com orgulho no perfil de alguém do Twitter.

Diferença entre Otaku e Fujoshi

“Fujosi” pode ser confundido com “otaku”, mas são diferentes.

“Otaku” refere-se a pessoas extremamente inclinadas às coisas de que gostam ou nas quais têm interesse. Por exemplo, significa uma pessoa que investiga e coleciona coisas que realmente existem, como desenhos animados, anime, ídolos, kosupure, computadores, action figures, filmes e assim por diante.

Pode-se dizer que o ato de ler quadrinhos BL é “otaku”. No entanto, as obras lidas por “fujoshi” sempre incluem BL. Eles também têm o recurso de que o mundo BL se expande em sua imaginação, mesmo quando eles lêem o mangá comum. (Por exemplo, idealizar no mundo real os relacionamentos entre os personagens).

A atitude de “fujoshi” é apenas um hobby ou hábito sexual, então pessoas “otaku” não gostam de ser chamadas de “fujoshi”. Eles não querem as duas coisas na mesma categoria.

Animes e filmes Fujoshi

Recentemente, muitos filmes cujos personagens principais são “fujoshi” foram lançados. “Fujoshi” está se tornando mais conhecido socialmente.

Mais celebridades japonesas disseram publicamente que estão lendo obras de BL. Com a ajuda disso, “fujoshi” tem perdido impressões negativas nos últimos anos e está sendo tratado positivamente.

Com as mudanças no mundo, coisas que não podiam ser ditas publicamente até alguns anos atrás agora são aceitas para serem ditas abertamente.

Exemplos de animes para Fujoshi

Se você está interessado em conhecer animes adorados pelo gosto fujoshi, você pode tentar assistir alguns da lista abaixo:

  • Sekimatsu Darling
  • Gakuen Heaven
  • Haru wo Daiteita
  • Yebisu Celebrities
  • Kidnapp’n Idol
  • Umibe no Étranger
  • Koisuru Boukun (The Tyrant Falls in Love)
  • Love Love Campus
  • After School In the Teacher’s Lounge
  • Ten Count