Em que país fica o zoológico mais antigo do mundo? Veja onde

Você já parou pra pensar onde fica o jardim zoológico mais antigo do mundo? Os Jardins Zoológicos são locais super incríveis, não é mesmo? O sonho de toda criança é visitar um, conhecer novos animais, tirar fotos e brincar bastante. É bem comum que haja passeios escolares para estes lugares, afinal, também é um lugar de aprendizado ambiental.

O zoológico mais antigo do mundo está localizado nos domínios do famoso Palácio de Schonbrunn, em Viena, a capital do país da Áustria, na Europa.. Ele foi fundado em menagerie (casa de feras) imperial em 1972. Graças ao Palácio, o local foi dado o nome de ‘’Jardim Zoológico de Schönbrunn’, (em alemão: Tiergarten Schönbrunn ou Zoológico de Viena).

Pavilhão barroco da Menagerie (casa de feras) dos Habsburgos, construído no século 18.

Este lugar é um verdadeiro paraíso encantador! Já que sabemos onde fica, veremos um pouco de sua história e atualidade.

O local ainda preserva edifícios do período do barroco, que foram combinados nos últimos anos com outros prédios da própria arquitetura moderna, porém, o conjunto de estruturas ainda transmite uma ótima impressão e semelhança do século XVIII, quando aparentemente a sua arquitetura local seguia o exemplo do Palácio de Versalhes, na França.

Como o Jardim Botânico Holandês de Schönbrunn, o Menagerie foi originalmente fundado pelo imperador Franz I Stephan, que tinha um profundo interesse na história natural. Baseado em projetos de seu arquiteto da corte, Nicolas Jadot, datado de 1751, foi construíndo um zoológico composto por treze grupos de animais dispostos radialmente em torno de um pavilhão central. Enquanto os recintos foram concluídos em 1752, o pavilhão central não foi construído até 1759.

Esse zoológico, é um dos poucos do mundo a abrigar pandas gigantes. Os pandas são chamados Yang Yang(F), Long Hui (M), Fu Long (M) e Fu Hu (M). O nascimento de Fu Long em 23 de agosto de 2007 foi o primeiro nascimento do panda de inseminação natural na Europa.

Fu Hu nasceu exatamente 3 anos depois, e ele também foi concebido pelo acasalamento natural. Mais um filhote de panda, Fu Bao, nasceu quase três anos depois, em 14 de agosto de 2013, por meio de acasalamento natural. Em 7 de agosto de 2016, nasceram os gêmeos filhotes de Panda Fu Feng e Fu Ban.

Outras atrações do zoológico incluem uma casa de floresta tropical, na qual o espectador é conduzido através de uma simulação da floresta amazônica, um aquário que permite que os espectadores passem por baixo de uma simulação da Amazônia em enchentes e, mais recentemente, uma exposição de animais em habitats não naturais. O novo polarium para animais da região do Ártico foi aberto no início de 2004.

VISTA AÉREA DO ZOOLÓGICO

Qual o Jardim Zoológico mais antigo que fica no nosso país Brasil?

Agora você deve estar se perguntando… ‘’E qual o Jardim Zoológico mais antigo que fica no nosso país Brasil?’’ É claro que também existe um! Que completou 74 anos em 18 de março de 2019.

Ele fica no estado do Rio de Janeiro, é mais conhecido como Zoo Rio – está localizado dentro da Quinta da Boa Vista ao lado do Museu Nacional de História Natural. Este zoológico que foi fundado em 1888,  tem uma grande semelhança e sabor da verdadeira Amazônia. Ele possui cerca de um pouco menos de 3000 espécies(maioria nativa do Brasil).

A primeira seção de Animais da Quinta abriga uma grande variedade de animais de fazenda. A segunda seção é um lar de aves onde é possível ver tucanos, araras e muitos outros pássaros tropicais, onde alguns deles estão em aviários abertos.

A terceira seção, fica próximo à entrada, onde logo de ‘’cara’’, já mantém os visitantes fascinados e encantados com os mamíferos residentes, que incluem elefantes, grandes felinos e hipopótamos, esta seção também é popular pela variação de macacos, orangotangos e chimpanzés.

Foto do portão central do Zoo Rio.

Ele possui uma verdadeira avenida com belas palmeiras reais de 25 metros de altura que dão sombra à área principal do jardim. Lá também existe um restaurante que oferece uma excelente pausa durante a visita no local. Dá pra imaginar o quão legal este lugar é, né?!

Porém, com o passar dos anos o local adquiriu inúmeros problemas financeiros, consequentemente, manter os animais tornou-se muito difícil.

ara solucionar o problema, o barão criou o jogo do bicho atraindo a atenção de visitantes, moradores do bairro e mais tarde turistas de toda a cidade, que faziam suas apostas pela manhã e retiravam o resultado a tarde.

A sua ideia acabou se transformando algo do cotidiano atual, virando até mesmo uma ‘’marca brasileira’’ bastante conhecida por onde anda.

O zoológico carioca destaca-se na memória histórica do país. De acordo com alguns blogs, uma das imagens mais marcantes é o imponente portão construído em sua entrada que pode ser visto na paisagem de algumas telas pintadas durante o período imperial.

O portão foi oferecido como presente de casamento a D.Pedro e a futura imperatriz Leopoldina, por um nobre inglês.

Sem dúvidas, esse zoológico é uma grande referência mundial. Durante os 35 anos da concessão, os investimentos no RioZoo somarão R$ 130 milhões e a companhia devolverá à cidade, a seus moradores e visitantes um espaço completamente renovado, com importantes projetos de educação ambiental, conservação e pesquisa em parceria com instituições brasileiras de ponta.

LISTA DOS ZOOLÓGICOS MAIS ANTIGOS DO MUNDO

  • Jardim Zoológico de Schönbrunn, Áustria (já citado acima)
  • Zoo Rio, Brasil (já citado acima)

Jardim Zoológico de Berlim, Alemanha

Inaugurado em 1844, o Jardim Zoológico cobre cerca de 34 hectares no bairro de Tiergarten, na capital alemã. Tem mais de 1.500 espécies e cerca de 17 mil animais. Ursos panda e ursos polares são os de maiores destaques do lugar.

Zoológico de Moscou, Rússia

Aberto ao público desde o ano de 1964, esse Jardim Zoológico cobre cerca de 21 hectares na capital russa. O parque possui mais de 6 mil animais com mil espécies diferentes, incluindo um aquário e um aviário.

Zoológico de Ueno, Japão

Aberto desde 1882, situa-se no Parque Ueno, um grande parque urbano que é abriga museus, um pequeno parque de diversões e outras atrações. Uma das suas principais espécies são pandas gigantes, panda-vermelho, tigre-de-sumatra, gorila, entre outros.

Já viu o site mais fofinho do Brasil?

QUERO VER