Games

10 dos Mais Assustadores Jogos de Terror

Para os amantes de jogos de terror, ou aqueles que gostariam de ser iniciados neste gênero marcante – Acredite, se você jogar um bom jogo de terror, você nunca mais vai esquece-lo -, aqui está uma breve lista contendo alguns dos melhores e mais conhecidos títulos. Alguns não tão conhecidos, mas que não ficam pra trás em seu objetivo: assustar e amedrontar qualquer um do outro lado da tela.

As sinopses estarão breves para garantir que não haja spoilers para novos jogadores.

Outlast

Red Barrels – 2013 PC / 2014 Ps4 e Xbox One

Possivelmente um dos melhores jogos de terror atuais. Outlast possui alto nível de terror psicológico, bons jumpscares* e, mesmo nos momentos de maior ação, não perde o terror. rendendo um bom tempo de jogo pausado para se recuperar dos sustos.

Joga-se com um jornalista chamado Miles Upshur, o qual recebeu uma informação de fonte desconhecida, identificado apenas como Whistleblower (Denunciante). Um hospital psiquiátrico da corporação Murkoff estaria fazendo experiências com seus pacientes. Então, Miles decide ir ao hospital investigar se há algo realmente acontecendo. (Após terminar este jogo, você pode procurar pela dlc*: Outlast: Whistleblower, e jogar pelo ponto de vista do Denunciante)

Se quer iniciar neste gênero, ou procura um novo título para jogar, com certeza este é um que lhe deixará marcado. Obs: Aos jogadores iniciantes, talvez seja uma boa ideia começar com algo mais leve, para garantir que não desistirá no meio do jogo.

Amnésia

Frictional Games – 2010 PC

Um clássico do terror, Amnesia tem uma história muito envolvente, atiçando a curiosidade do jogador a cada passo ao mesmo tempo que o intimida. Faz você pensar se realmente quer dar este próximo passo.

O jogo se inicia em um quarto composto de pedras. Sem lembranças de como chegou ali ou o que estava fazendo, mas, com grande esforço, lembra-se apenas de seu nome, Daniel, que agora precisa andar pelos corredores de um castelo sombrio e assustador para recuperar o resto de memória.

Um jogado mais focado no psicológico, Amnesia é uma escolha para os iniciantes, e uma boa adição ao currículo dos viciados em terror.

Resident Evil 7

Capcom – 2017 PC/Xbox One/Ps4

O último jogo da série Resident Evil, este voltou as origens: Focado no terror e se situa em uma mansão.

O protagonista Ethan, que é apenas um homem comum – Ao contrário dos protagonistas anteriores, que eram treinados para combate – recebe um email de sua desaparecida esposa, que o leva a procura-la em uma mansão abandonada.

Embora possa-se dizer que os últimos jogos do Resident Evil falharam no quesito terror, com certeza não se arrependerá ao jogar este. Com boa jogabilidade, história interessante e um bom nível de terror, é mais um para a lista de jogos a serem finalizados.

The Evil Within

Tango Gameworks – 2014 PC / Xbox One /Ps4 / Xbox360 / Ps3

Desta vez um jogo mais baseado em jumpscares, sem muito terror psicológico e com um nível de ação um pouco maior. É um grande nome entre os jogos de terror.

O detetive Sebastian, seu parceiro Joseph e sua equipe, recebem um chamado de emergência de Krimson City no hospício Beacon Mental Hospital, e vão ao local descobrir o que está acontecendo.

Embora com gráficos e jogabilidade bastante diferentes, seu estilo tem uma certa semelhança com o de Resident Evil 4, uma mistura de ação, terror e vilarejos com ”gente estranha”.

Dying Light

Techland – 2015 PC/Xbox One/ Ps4

Dos mesmos criadores de Dead Island e com estilo muito parecido, porém com um terror um pouco mais forte. É um bom começo para os iniciantes, principalmente se estão acostumados com jogos de tiro, servirá como uma introdução lenta ao terror.

É um jogo de mundo aberto, com história principal pouco elaborada porém um grande número de histórias secundárias. Tem um grande nível de ação, lembrando Dead Island e Left 4 Dead, com pouco terror, porém com uma dificuldade um pouco maior em relação aos zumbis, criando um certo receio de enfrenta-los abertamente.

Dead Space

Visceral Games – 2008 PC / Xbox360 / Ps3

Com um nível de ação e terror equilibrados, Dead Space também é um bom jogo para introdução. É um grande título nos jogos de terror e possui o diferencial de se passar no espaço e em um tempo futurístico, o que é incomum para o gênero.

O engenheiro Isaac Clarke (protagonista), a especialista em computadores Kendra e o comandante Zach são encarregados de investigar o que houve com uma nave mineradora que passou por problemas ao explorar um novo planeta em busca de recursos.

Um título candidato a lista de jogos a serem finalizados. Se procura jogos de terror, e ficou com um pé pra trás por este conter certo nível de ação, não se engane, apesar de conter armas e combate, o terror não fica esquecido. Com monstros grotescos e a dificuldade de mata-los, além da pequena quantidade de balas, acrescentam um certo pavor no jogo, além de que possuir uma boa história. Para resumir, vale a pena experimentar.

Dead by Daylight

Behaviour Interactive – 2016 PC / Xbox One / Ps4

Um estilo completamente novo, Dead By Daylight é um terror multiplayer* online. Um dos jogadores incorpora um assassino a sua escolha (dentre as opções no jogo, cada um contém habilidades diferentes), e deve matar os quatro sobreviventes. Enquanto que os sobreviventes devem ligar os geradores de energia para abrir o portão e escapar do matadouro.

Embora não possua história, certamente é interessante fazer parte deste mundo. É como entrar no corpo dos assassinos ou sobreviventes de filmes em que sempre gritamos para a televisão: Por que eles não fazem isso? Por que não se escondem ali? Em Dead By Daylight você tem a oportunidade de estar na pele deles, e tomar suas próprias decisões.

Alan Wake

Remedy Entertainment – 2010 PC / Xbox 360

Após passar por Dying Light, junto de Dead Space, Alan Wake é outro jogo introdutório. Possui história interessante, ação e terror psicológico medianos. Ótimo para os que possuem um pouco mais de medo que o normal ou procuram apenas algo para se entreter, já que a história é bastante envolvente.

Alan Wake é um escritor que perdeu sua inspiração. Sem conseguir escrever nada há 2 anos, é levado por sua esposa para uma cabana, onde ela espera que ele consiga recuperar sua inspiração. Porém, pouco após sua chegada na cabana, Alan decide sair de sua casa para caminhar, mas escuta um grito de sua mulher e ao correr para procura-la, a vê sendo puxada para o lago, mas, ao pular atrás dela, perde a consciência. Então, ao acordar, está em um acidente com seu carro, dando início a sua busca cheia de mistérios perdidos.

Siren Blood Curse

Project Siren – 2008 Ps3

De volta aos jogos realmente focados no terror, Siren apresenta bastante terror psicológico, jumpscares satisfatórios e uma história complexa.

Conta a história de vários personagens, sendo o princial Howard Wright. Ele é participante de uma equipe de tv que foi visitar a vila de Hanuda, que desapareceu completamente. Porém, ao anoitecer, eles encontram um ritual em andamento, e daí em diante a situação só piora.

Lurking

DigiPen Institute of Technology – 2014

Lurking* é um jogo completamente diferenciado. Possui uma mecânica a base de sons, isto é, o jogo é completamente escuro, não é possível enxergar completamente nada até que você se mexa. A vibração de seus passos serão seus olhos, pois revelarão os seus arredores.

Interagir com objetos, arremessa-los ou bate-los em outros objetos, causará um barulho ainda mais alto, e, com mais barulhos, mais vibrações e maior será o alcance de sua visão. Para finalizar, também é possível o uso de microfone no jogo, ou seja, você pode gritar no seu microfone para criar vibrações dentro do jogo e ajuda-lo a se locomover.

O jogo se inicia em um quarto, não há qualquer informação sobre nada, apenas uma porta aberta. Ao atravessa-la, entrará na escuridão, a partir daqui você depende do barulho, ele será seu aliado em seu caminho para descobrir o que está acontecendo. Porém, tenha cuidado, pois seus inimigos também ouvirão os sons feitos por você, lhe deixando em um dilema, enxergar e ser enxergado ou caminhar lentamente na escuridão podendo bater com seu oponente sem perceber?

Outro jogo para a lista, Lurking não é um grande título, mas não deve ser julgado por isso. Mecânica inovadora e bom terror psicológico, a história é curta porém muito envolvente. Agradará jogadores novatos e experientes.

The crooked man*

Uri – PC

Outro título não muito conhecido, mas com um ótimo nível de terror. Se diferencia por retornar a velha guarda dos jogos, possui baixo valor gráfico que não interfere em sua qualidade, pois faz parte do estilo do jogo.

O protagonista David Hoover recebe ajuda de seus amigos Paul e Marion na mudança para um novo apartamento. Na primeira noite ele ouve o que parece ser um homem soluçando, e começa a ver aparições depois de encontrar um pedaço de papel em baixo de sua cama. Curioso, David embarca na missão de descobrir o que está acontecendo.

Para aqueles a procura de novos jogos, The crooked man é uma ótima escolha, pois assim como Lurking, se diferencia bastante dos jogos de terror atuais, além de possuir uma ótima história.

Está ouvindo sons de passos? Não olhe para trás.

Glossário:
⦁ Jumpscare: Susto de pular, aquela clássica cena inesperada para assustar uma pessoa que já esteja apreensiva com a situação.
Ex: Você está assistindo um filme e a cena começa a aproximar a porta e quando todos pensam que o assassino vai aparecer, um gato passa correndo e derruba um vaso fazendo barulho, dando um susto, ou, um jumpscare.
⦁ Multiplayer: Múltiplos jogadores, um jogo jogado por 2 ou mais jogadores.
⦁ Lurking: À espreita.
⦁ The crooked man: Literalmente, O homem torto.
⦁ Dlc: Downloadable Content – conteúdo ”baixável”.

Estudante de agronomia. Apaixonado por jogos, Cosplayer nas horas vagas e fã de breaking bad.
Comentários
Subir