Doramas

Doramas Vs Novelas: Quais são suas maiores diferenças?

Sabemos que a maioria dos brasileiros tem uma paixão mortal por novelas, afinal, as Novelas Brasileiras são muito assistidas e vendidas em todo o mundo, os Doramas por sua vez não ficam atrás, eles se tornaram uma febre entre nós ocidentais, que amamos pegar nosso cobertores e ficar na frente da telinha assistindo nossas histórias favoritas.

Mas será que tem muita diferença entre nossa típica Novelinha com os nossos amados Doramas

Nesse post vou separar em tópicos as maiores diferenças entre as Novelas e os Doramas, que não são poucas, porque são feitas em lugares diferentes para gostos diferentes.

Personagens: Vamos esquecer um pouco dos nomes dos personagens, que para a maioria dos ocidentais é muito complicado decorar, principalmente porque estão em coreano, japonês, taiwanês e chines (como para eles que assistem nossas novelas deve ser igualmente complicado) e vamos focar nas diferenças um pouco mais “gritantes” que simplesmente o nome.

Em nossas queridas novelas a quantidade de personagens é muito superior ao dos doramas, por exemplo, as novelas de Gloria Peres sempre tem um número bem significativo de personagens, na novela Salve Jorge de 2012 tiveram por volta de 86 personagens.

Já nos Doramas o número de personagens é significativamente menor, como por exemplo, no K-Drama Secret Garden de 2010 tem por volta de 26 personagens, 60 personagens a menos que Salve Jorge.


Cenário: Essa é uma diferença bem interessante, em nossas novelas, normalmente é feita uma cidade cenográfica para a novela, dificilmente existem gravações em campo, salvo é claro aquelas novelas de regiões típicas, como no norte ou nordeste do país, mesmo tento cenas em cidades cenográficas, tem mais cenas no externo do que as que se direcionam a região sudeste do Brasil.

Já em nossos queridos Doramas o “cenário” muda de figura, eles tem sim uma pequena parte cenográfica, dando mais preferência ao externo ou a construções que já existentes, até mesmo os Doramas que são mais tradicionais, que exigem um cenário mais típico são gravados dessa forma, portanto, não é difícil esbarrar em uma cena de Dorama sendo gravada em Seul.

Protagonista: Eis aqui uma grade diferença entre Novelas e Doramas.

 Nas novelas as protagonistas são sensuais e poderosas, resumindo são “típicas mulheres brasileiras cheias de curvas”, em contra partido, nos Doramas só existem dois tipos de protagonista, as fofas e frágeis, que realmente precisam do mocinho para lhe “salvar” (típica história de donzela indefesa em perigo) e a protagonista agressiva, que realmente não precisa do mocinho para tudo (como o primeiro tipo de protagonista).

Enredo: Em nossas novelas tem um enredo muito rico, temos vários núcleos, o núcleo principal, da elite, da comunidade e o da comédia, além da história dos protagonistas os autores escrevem histórias dos personagens coadjuvante isoladamente, ou seja, escrevem as histórias dos personagens secundários independentemente de ter ou não ligação com os personagens principais.

Já nos Doramas a história é toda voltada aos protagonistas (que normalmente são um casal), sendo assim, os personagens secundários não tem uma história elaborada como as novelas daqui, porque tudo está em torno dos personagens principais.

Romance: Isso também é muito diferente, nas Novelas Brasileiras o romance é mais “rápido” digamos assim, tudo acontece quase que as pressas, as vezes mal se conhecem e tascam aquele beijo desentupidor de pia para mais.


Nos Doramas demora muito para eles se declararem um para o outro, quem dirá dar um beijo (que muitas vezes é um selinho), e quando essa sena acontece os dorameiros comemoram, soltam fogos e tudo, creio que seja porque o romance é trabalhado mais lentamente e a ansiedade de ver o casal junto fala mais alto que tudo.

Frequência: As novelas passam quase todos os dias normalmente de segunda a sábado (no início chegavam a passar todos os dias) e tem duração média de setenta e cinco minutos (1 h e 15 min).

Os Doramas passam duas no máximo três vezes na semana e tem duração média de sessenta e quatro minutos (1 h e 04 min).

No fim não importa as diferenças entre elas, tanto os doramas quanto as novelas tem seu público fiel, que no fundo, supiram, se emocionam  e vivem com seus personagem favoritos lindos finais felizes.

Esteticista e Ambientalista, amante da cultura e moda oriental, otome, gamer, kpopper e dorameira, apaixonada por livros, mangas, makes e animais.
Comentários
Subir